O físico Albert-László Barabási é um dos maiores especialistas em teoria de redes

A estrutura da internet e das redes digitais, organizadas a partir de nós interconectados, de forma muito similar à de qualquer outro organismo vivo, ajuda a predizer comportamentos humanos, explica um dos maiores especialistas em redes, o físico húngaro Albert-László Barabási.

Uma vez determinados os vínculos entre os diversos agentes que conformam uma estrutura em rede se podem vaticinar muitos comportamentos com altos níveis de confiabilidade, de acordo o prestigiado cientista, diretor do Centro para a Ciência de Redes na Universidade Northwestern. Nesta semana, Barabási recebeu o títutlo de doutor honoris causa pela Universidade Politécnica de Madri.

Existem redes celulares, políticas, sociais, redes geográficas e outras, e todas elas se organizam de modo parecido, a partir de nós fundamentais que sustentam a estrutura, enquanto existem outros prescindíveis, acrescenta Barabási.

O cientista contribuiu de maniera fundamental no desenvolvimento da teoria de redes para explicar fenômenos muito diversos do mundo real, combinando conhecimentos da física, matemática, a ciência da computaão e a engenharia.

Mais detalhes em: Físico: internet é útil para predizer o comportamento humano

Anúncios