De fórmula secreta de refrigerantes até algoritmos de buscas na internet. Conheça os maiores segredos industriais da atualidade.

Você já parou para pensar que existem muitos mistérios na indústria? Como é feita a Coca-Cola? E o “molho especial” do McDonalds? Tudo representa os famosos segredos industriais – ou, segundo a legislação brasileira, segredos comerciais. Eles fazem parte de políticas de proteção às marcas e patentes.

Segundo consta no projeto de lei nº 16 de 2007, “segredo comercial é todo processo, método, fórmula, dispositivo ou técnica que não seja de conhecimento público, possua valor econômico para o empregador, ainda que potencial”. Ou seja, é tudo o que possa gerar vantagens comerciais para alguma empresa, desde que não seja algo público (em um exemplo bastante raso: uma empresa não pode exigir segredo para o chá de camomila).

Vamos agora conhecer os cinco maiores segredos industriais da atualidade. Será que o seu sanduíche favorito ou a sua marca de computadores de confiança faz parte da nossa lista?

Anúncios